A Cooperativa CERCOS vem a público esclarecer as recorrentes reclamações, principalmente neste mês de fevereiro, em relação aos valores cobrados nas faturas de energia de seus consumidores:
1 Iniciamos, informando que não houve aumento de tarifa nas faturas em relação ao mês anterior;
2 A CERCOS não pode e não está (nem nunca esteve) cobrando nenhum Quilowatts (ou kilowatts) – kWh, ou qualquer valor em reais ou centavos dos seus consumidores para compensar as festividades de fim de ano do nosso povoado. Quem paga a energia usada nas festas são aqueles que fazem uso desta (Proprietários dos parques, barracas, shows, etc.);
3 Os nossos medidores de energia, utilizados nas medições das unidades consumidoras são adquiridos de empresas autorizadas. Chegam e permanecem devidamente lacrados sem qualquer tipo de intervenção em seu funcionamento por parte da empresa ou de terceiros, e caso haja qualquer tipo de rompimento de lacre, pode configurar-se em crime de violação;
4 É normal que nos finais de ano (devido as férias, festividades, aumento do calor) que o consumo das residências em relação a energia aumentem. Isso é análise de forma geral, e nacionalmente reconhecida pelas distribuidoras de energia;
5 O consumo de energia varia também de acordo com o número de dias consumidos. O faturamento da energia é feito normalmente com 30 dias, porém, devido a feriados e finais de semana, além de outros fatores, alguns meses podem ser faturados com 32 dias, como foi o desse mês, ocorrendo também a incidência ou não de impostos e contribuições instituídas legalmente pelos órgãos governamentais. E isso acaba gerando valores maiores ou menores de um mês para outro;
6 Não é normal, mas erros podem acontecer, trabalhamos para que não hajam. E, se houverem, serão corrigidos. Temos estatísticas desse tipo de situação, temos o controle;
7 Sempre que ocorrer a dúvida, a empresa CERCOS deve ser procurada para esclarecê-las. E o consumidor ao procurar o atendimento da CERCOS deve ter em mãos a leitura atual que está aparecendo em seu medidor e sua fatura de energia, para que possamos avaliar se houve ou não o erro;
8 Dispomos de todos os processos técnicos necessários para verificar se houve ou não um erro na leitura ou na medição apontada pelo medidor. Só cobramos o que foi medido (consumido)!
9 As Doações que a Cooperativa faz para os projetos e eventos sociais da comunidade não incidem sobre o valor da fatura de energia, pois esses recursos são oriundos do FATES, instituído legalmente;
10 Voltamos a esclarecer que a construção do novo prédio da CERCOS também não incidirá sobre as contas de energia de seus consumidores, já que os recursos para construção são oriundos de uma poupança feita pelos sócios ao longo dos anos com os recursos das sobras (lucros) dos exercícios, devidamente discutidos e aprovados em assembleias gerais ordinárias.
Concluindo, a Cooperativa pede que todos os consumidores (sócios ou não) que estiverem com dúvidas em relação ao valor ou consumo na fatura de energia, antes de mais nada, procurem a CERCOS munidos das informações (leitura atual e fatura de energia) para que possamos esclarecer. Só após isso, é que devem tirar suas conclusões e, se julgarem necessário, acionar qualquer tipo de órgão de proteção aos seus direitos.
Salientamos também, que nenhum colaborador da CERCOS deverá ser acusado de qualquer ação ilícita, publicamente ou não, principalmente de roubo, sem a devida prova, pois a Cooperativa defendê-los pública e juridicamente de qualquer acusação caluniosa, e os culpados, se assim julgados, serão punidos.
A Diretoria da CERCOS.