A vida é por natureza uma transformação. No mundo nada é estático, tudo está em constante mudança, e essa mudança é necessária na medida em que não podemos ir de encontro ao curso natural das coisas, para isso teríamos que lutar contra as forças do universo.
Nossa cooperativa já completou 43 anos, e durante essa jornada já passou por algumas mudanças importantes. A vinda de sua instalação de Simão Dias para Colônia Treze em 1976; o problema que gerou o apagão da CERCOS, quando tivemos o fornecimento de energia suspenso durante 10 horas (aproximadamente) pela ENERGIP; a assinatura do contrato de Permissão com o Governo Federal em 2008, são exemplos de momentos importantes para CERCOS.
Durante todo esse tempo, a cooperativa vem se desenvolvendo e se consolidando cada vez mais, assim, o compromisso da Diretoria atual quando assumiu a gestão da CERCOS foi de continuar melhorando e desenvolvendo a Cooperativa. Hoje estamos vivendo algumas mudanças positivas, importantes na consolidação da nossa Cooperativa, como a construção da nova sede, depois de 43 anos de muita luta e trabalho. E para selar esse novo momento, trabalhamos também na construção da nossa identidade visual própria, nossa marca. A marca CERCOS.
A marca de uma empresa, de uma cooperativa, deve principalmente, representar sua essência, a sua razão de ser. Deve responder à perguntas como: por que essa cooperativa foi criada? Quem a criou? Qual a sua finalidade? O que ela faz? E foi pensando nisso tudo, em toda essa essência, que a CERCOS consolidou e tem a felicidade de apresentar aos seus sócios, seus colaboradores, comunidade e aos seus parceiros comerciais a sua Nova Marca!Nossa marca foi elaborada com base em tudo que a CERCOS representou e representa: “o percurso da lâmpada representa os segmentos, os caminhos e crescimento. O caminho da lâmpada envolvendo todos os pinheiros representando a transformação desde sua base. Tem uma tipografia forte, sinuosa e marcante. Os pinheiros são a representação máxima do cooperativismo no mundo, representa a força da natureza, unindo forças que se transformam em energia. As cores foram inspiradas na marca da OCB que representa integralmente o contexto do cooperativismo. São 3 tons de verde nos pinheiros - simboliza imortalidade, perseverança e fecundidade mostrando a união que é o ideal da cooperação. O amarelo - remete ao sol, fonte de luz, riqueza e prosperidade. Azul - simboliza serenidade e planejamento”. A frase que acompanha a marca, traz todo significado do cooperativismo, onde a cooperação, a união, transforma indivíduos que isolados não teriam forças para vencer os desafios, mas juntos têm energia suficiente para mudar o seu mundo. Que foi a essência do nascimento da própria CERCOS, em que os moradores da Colônia Treze uniram-se e transformaram essa união em energia para a comunidade. A frase “Nossa Vocação é Servir a Comunidade”, não deixará de existir, esta continuará sendo nossa “Missão”, por isso, sempre estará de forma explicita na mesma.
A construção da Marca CERCOS, se dá propositalmente junto a finalização da construção da nova sede. Assim teremos também uma nova identidade visual. Isso tudo mostra a evolução, a transformação pela qual estamos passando, buscando sempre fortalecer cada vez mais a nossa cooperativa e fazer da CERCOS uma das melhores cooperativas permissionária de distribuição de energia do Brasil.